sábado, 8 de fevereiro de 2014

Pedalando rumo ao inferno. As melhores ideias para pedalar nesse calor das arábias.

Esquentando a cabeça para resfriar o corpo



Caaaabra... ta difícil! Um dos verões mais difíceis da história! Um dos verões mais quentes já registrados! A situação ainda piorou por que estamos gastando toda a energia possível tentando nos resfriar e estamos gastando toda a água possível para amenizar o calor. Uma coisa leva a outra e só o que estamos fazendo é piorar a situação, de fato.

Bom, apesar de tudo isso, pedalar nesse sol realmente não está sendo agradável. Uns dizem que é frescura, eu prefiro definir isso como uma atitude de autopreservação. Simplesmente está um calor absurdo e ainda com tempo seco... não dá!

Mas dá sim! Dá preguiça de imaginar? Imagine então pedalar, não é mesmoÉ mais fácil do que parece! Mas não se engane... passei uma semana inteira pesquisando as melhores práticas de como amenizar o calor e seguir na rotina de pedalar. Muitas ideias surgiram, muitas soluções, caseiras ou não, mas na boa... me pareceu tudo muito bizarro demais. Tudo muito complicado e que definitivamente não valia a pena tentar.

As ideias e soluções iam desde blusas de frio com gorros molhadas e ventiladores portáteis até camisetas com proteção UV e coletes com refrigeração (ou até gelo caseiro), que obviamente não são vendidos aqui no Brasil!

Então como amenizar esse calor dos infernos e continuar pedalando? Bom, minhas dicas ao menos não são tão elaboradas, e segue quem quiser, claro! Na verdade eu simplifiquei...

1-) Motivação: Pare e pense. Se você for de ônibus, metrô ou qualquer transporte público, você vai chegar ao destino sem transpirar? Tem certeza? E de carro? Pode até ter ar condicionado, mas as costas sempre vão ficar molhadas! Pois então, manter a motivação e entender que ir de bike será de uma maneira ou de outra a melhor opção, é a melhor forma de continuar pedalando. Faça o teste!

2-) Horário de saída: Não adianta, pode tentar qualquer técnica, mas a mais eficiente é sair cedo de casa para o trabalho e chegar o quanto antes, e de preferência, antes do sol nascer. Ao menos a temperatura será inferior aos 300 graus kkk.

3-) Toalhas refrescantes: Não acreditava muito nisso até ganhar uma destas... uma toalha que não tem nem 30cm de tamanho, meio estranha, difícil de acreditar... pois é, funciona! Em contato com a água e com o ar, os componentes químicos reagem e deixam a toalha até 7 graus abaixo da tempera ambiente. Não chega a ser um cubo de gelo, mas alivia o calor e reduz a transpiração. Além disso, é o que dá para levar na mala.

4-) Bagageiro e alforjes: Imagine só levar aquela mochila cheio de coisas, pesada, num baita de um calor desses? Não dá, né? Pois então larga mão de ser pão duro, compra um bagageiro e coloca um alforje. Um grande alívio para as suas costas e faz MUITA, MUITA diferença na transpiração!

5-) Devagar e sempre: Apesar de todas as técnicas, ideias e soluções para o tema, nada mais eficiente do que pedalar "na manha", devagar, sem pressa. A velocidade e a força que vão definir seu ritmo, também irão definir o quanto você vai transpirar, e claro, o quanto você vai perder de condicionamento físico. Portanto, devagar e sempre!

6-) Pressa é amiga da transpiração: Chegar no trabalho um pouco antes e dar um tempo antes de subir. O objetivo é reduzir a transpiração, e, vai por mim, é bem melhor.

7-) Rota das árvores: Escolha caminhos por dentro dos bairros e ruas menores, escolha caminhos onde tem mais parques e locais arborizados. As árvores e todas as plantas são seus amigos, diminuem a temperatura do local em quase 6 graus em relação aos locais mais abertos. É só passar de bike no meio de um parque para ver a diferença!

8-) Toalha e roupa limpa: Preciso dizer alguma coisa?

9-) Protetor solar: Preciso dizer alguma coisa?

10-) Água: Preciso dizer alguma coisa?

Pois então, vai na fé meu amigo, vai na fé que é melhor do que ir de metrô, ônibus, trem, carro, moto, caminhão... só não é melhor que helicóptero e avião!

Essa aqui é para você ficar com inveja: