quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Mobilidade urbana sustentável é questão de educação

Dia 32 - Perigo!? Siiiiimmmm e Não! Depende...


Em todas as rodas de conversa em que o assunto é "como eu faço para ir de bike ao trabalho" não existe uma única vez que a questão da segurança na pedalada não seja levantada.

Venho pensando muito nisso ultimamente. Sim, sempre existe o perigo, mas como todos dizem, tudo depende de você e como você pedala, seja no dia-a-dia, ou no lazer. Furar faróis de trânsito, conversões proibidas, trafegar na contramão, ocupar espaço destinado ao pedestre, parar em cima da faixa, tudo isso nos remete às infrações de trânsito cometidas por motoristas de veículos nas grandes cidade, e de fato são. Porém não podemos deixar de lembrar que a bicicleta é considerada um veículo comum também, desde 1997 de acordo com o CTB (Código Brasileiro de Trânsito), ou seja, deve seguir o mesmo regulamento de motocicletas, automóveis, caminhões e qualquer outro tipo de veículo que trafega nas vias públicas dos grandes centros urbanos, e, obviamente, não cometer as mesmas infrações de acordo com o regulamento federal e municipal.

Agora vem a grande questão: como seguir as normas de trânsito se não existe espaço destinado aos ciclistas no trânsito dessas grandes cidades? Na verdade existe e está logo ali, junto aos outros automóveis, nas mesmas ruas e avenidas, basta saber compartilhar! A grande questão é o respeito. Já perdi as contas de quantas vezes fui hostilizado durante o trajeto casa-trabalho e trabalho-casa e na verdade, começo a afirmar cada vez mais que tudo isso é uma questão de educação.

Acho que as pessoas não conseguem se enxergar na posição de outras nesses espaços. A revelia das finas, os xingamentos, as fechadas, a falta de sinalização de intenção, tudo isso é sinal de que a sociedade é individualista, e é individualista por falta de educação de base e aquela mais influenciadora ainda, que se aprende em casa.

O mais difícil é afirmar que em grande parte das situações esses motoristas estavam acompanhados de crianças, esposas e maridos, amigos, familiares. A revelia do egoísmo de quem prefere acelerar para parar no farol a menos de 2 metros, acreditando que dessa forma vai chegar ao seu destino mais rapidamente. Pois não vai.

O lado bom é que está melhorando cada vez mais. Em ritmo lento, sim, mas está. Além da falta de educação, de instrução, acredito também que essa disputa desleal e desnecessária nas ruas deve-se ao fato de que as pessoas não aguentam mais. Não aguentam mais trânsito, tanta demora para ir de um ponto a outro, sem contar a falta de opções do transporte público.

Ainda bem que o mundo é feito em sua grande maioria por pessoas boas, senão estaríamos definitivamente perdidos.

Aproveitando a oportunidade, vejam: existem empresas dispostas a entender o problema da mobilidade e propor soluções inteligentes e ainda dar uma mãozinha para quem quer começar a pedalar. A Home Agent, empresa de call center remoto para a qual trabalho, está realizando uma pesquisa para entender os problemas da mobilidade urbana e de que maneira isso está afetando o dia-a-dia das pessoas. Participe da pesquisa e concorra uma bicicleta!

Agora não tem desculpa para não pedalar! Visite o link abaixo e participe da pesquisa!






Nenhum comentário:

Postar um comentário