segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Qual é a distância ideal para pedalar?

Dia 13 - Um objetivo quilômetro por quilômetro


A galera que pedala de bike ao trabalho pode afirmar! Quem nunca ouviu os tradicionais questionamentos: "Noooossa! você veio de bike? Mas não é longe? Quanto tempo demora? Qual o caminho que você faz? E é perigoso? Como você faz quando chega lá?"




Muito além da admiração, as pessoas de fato querem as respostas para essas perguntas. Muitos desejam ir de bike ao trabalho, mas não fazem ideia de como e/ou possuem muitas dúvidas que inibem a iniciativa. Então como é possível driblar a preguiça, o medo e todos os fatores de impedimento para aderir a um estilo de vida diferente de tudo o que foi feito até então?

Com absoluta certeza, o caminho e a distância do trajeto são os principais desmotivadores de quem quer pedalar de bike ao trabalho. Então qual é a distância ideal para pedalar todos os dias?



De fato, o exercício físico contínuo e realizado em um longo período de tempo pode ser prejudicial a saúde, assim como tudo que vem em excesso. Por essa razão, um trajeto de curto a média distância é o ideal, ou seja, que não ultrapasse muito a marca de 10 km por trajeto. Os trajetos além dessa distância tendem a ser cansativos para serem realizados diariamente, e podem tirar a alegria de optar por esse modal como meio de transporte e solução para os problemas da mobilidade urbana. Trajetos acima dos 10 km normalmente envolvem ladeiras difíceis de lidar por conta da geografia dos grandes centros urbanos brasileiros, além de provocar a transpiração com maior intensidade. Além disso, envolvem maior tempo de pedalada, que influenciam diretamente no conforto e na adequação do modal às necessidades do dia-a-dia. Também é comum, para quem utiliza a bicicleta além do percurso ideal, adquirir dores musculares, de coluna e/ou tendinites localizadas nos membros superiores, que sustentam o peso e a vibração das ruas esburacadas de nossas cidades.

Imagine, por exemplo, um percurso de 10km sem ladeiras, onde é possível manter uma média de 3 minutos por quilômetro. Pedalando de maneira confortável e sem pressa, é possível atingir uma velocidade média de até 23km/h (10km/h a mais que os veículos em horário de pico segundo pesquisas). Dessa forma, é possível ir de bike ao trabalho em pouco mais de 30 min sem grandes esforços (é bom lembrar que um automóvel faz o mesmo percurso em quase 1h rssssss).

Para driblar esses problemas, invista em um equipamento bom, onde a geometria do quadro e os acessórios da bicicleta possam auxiliar na redução dos problemas relacionados, como manetes confortáveis e com apoio para as palmas da mão, selim confortável, aro 700 com pneus de médio porte (35 ou 38). As bicicletas de aros menores sofrem mais com os impactos e tendem a ser mais desconfortáveis, mesmo com pneus maiores. Alguns preferem a utilização de suspensão dianteira como solução, que de certa forma, amortecem os impactos, mas também reduz a produtividade da pedalada.

Pedalar com conforto e tranquilidade ajuda não somente na motivação diária, mas também na segurança da pedalada.


Problemas relatados


Rodas... again... os buracos estão f....

Sistema de freios V-brake desregulam com facilidade e atrapalham a pedalada.


Notas e Informações importantes


Considerar selim de médio conforto e manetes com apoios para as palmas das mãos, ou fitas de guidom confortáveis para o projeto.

Avaliar a utilização de sistema de freios de bicicletas speed e ciclocross para reduzir os problemas e aumentar a segurança.

Considerar publico alvo com média de distância casa-trabalho de até 12 km dos centros empresariais.


Fotos








Um comentário:

  1. Oi GUstavo. Você pode informar a fonte de referência da disTãncia max de 10km a percorrer em bicicleta?
    Obrigada- é para minha pesquisa!

    ResponderExcluir