segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Pedalar e suar, faz parte do negócio!

Dia 8 - Devagar e sempre!


É notável a preocupação de todos com o suor decorrente da pedalada e como lidar com essa situação. Recebo diariamente essas dúvidas via internet e nas rodas de conversas, e parece que essa é a maior preocupação de todos. O fato é que ir devagar e sem pressa fazem toda a diferença! Acreditem!

Sair atrasado ou em cima da hora é o principal fator da transpiração na pedalada diária, pois isso se reflete em um ritmo maior no trajeto, e, consequentemente, em suor. Sair antes do horário e chegar pelo menos 20 minutos antes do horário proporcionam um tempo extra de espera antes de ingressar no trabalho, fazendo com que o corpo desaqueça e a respiração estabilize, estancando a transpiração. Pedalar sem pressa faz toda a diferença, não só quanto a transpiração, mas também para a sua segurança!

Outras dicas são muito importantes para evitar este desconforto. A mochila nas costas é outro fator que agrava a transpiração. O uso dos alforjes com bagageiro, ou somente bagageiro, fazem MUITA diferença. Além de exigirem menos esforço durante a pedalada e evitar dores nas costas, é super importante para diminuir o suor. A mochila nas costas agrava a transpiração e super incômoda. Vale a pena investir em um bagageiro e um alforje para transportar os pertences!

Um "kit sobrevivência" contra o suor também é importante: toalha pequena, desodorante, perfume, roupas limpas e etc. Com o alforje, o transporte desses itens é descomplicado.

Com toda certeza, a roupa apropriada para o ciclismo também auxilia na redução da transpiração. Algumas pessoas preferem camisetas de algodão e outras, camisetas sintéticas específicas para a prática de esporte, sem contar as bermudas e calças que também são importantes. As roupas específicas para a prática de esportes são melhores, pois possuem tecnologia de tecido capaz de arejar o ciclista durante a prática, além de serem importantes na secagem rápida das roupas após a pedalada, mas cada um é cada um. Dê preferência às roupas apropriadas!

Outra dica é a otimização do trajeto. As vezes o trajeto mais curto envolve ladeiras, que podem ampliar o esforço, e, consequentemente, a transpiração. Muitas vezes, escolher um trajeto de menor esforço, mesmo que sua distância seja maior, é a solução.

Não se esqueça que os horários mais cedo possuem temperaturas mais amenas, o que ajuda a preservar o seu fôlego. Vale lembrar que no início, o condicionamento físico é um dos fatores que mais influenciam. Comece a pedalar o quando antes, e quanto mais o fizer, menores serão os problemas.

Ao contrário do que muitos pensam, na bicicleta não transpiramos tanto. Tudo depende de que forma será praticado.

Problemas...


Roda... again... :-\


Notas e informações importantes


Considerar definitivamente o bagageiro para alforje e transporte.


Fotos



















2 comentários:

  1. Gus, tchô contar que morro de orgulho de você por ir de bike ao trabalho, acho o máximo. Ao mesmo tempo rezo, porque o desrespeito ao ciclista ainda é grande no trânsito... a madrinha do meu filho não pode ficar sem marido, pô, rsrsrs. Como é a rotina, os carros estão respeitando mais os ciclistas? Eu trabalho a pé às vezes, mas confesso que morro de vontade de ter uma bike para revezar as idas aos trabalho. Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guaci! Sim, desrespeito sempre vai existir, pelo menos enquanto a bicicleta for minoria e enquanto as leis não forem mais rígidas. O fato de ir de bike ao trabalho me coloca no horário de pico nas ruas, e por mais que possa parecer pior, quanto mais trânsito melhor, pois os carros terão menor velocidade e aí eu vou mais tranquilo. Outra coisa, na zona sul, existe muito mais respeito do que nas zonas periféricas. Acho que é uma questão de cultura, mas é notável. Pense que ainda é mais fácil sofrer um acidente a pé do que de bicicleta, pelo menos é o que dizem as estatísticas rssss é o que me motiva! Rssss bjs!

      Excluir