terça-feira, 17 de setembro de 2013

A Semana da Mobilidade Urbana

Dia 19 - Se for pra sair na chuva, que seja de bike e guarda-chuva


A Semana da Mobilidade Urbana mal começou e a cidade de São Paulo já entregou muitos motivos para afirmar que estamos indo na contramão dessa ideologia.

Como muitos já denominam, a Imobilidade Urbana é o que vemos por aqui todos os dias. A falta de investimentos na melhoria do sistema de transporte público já é premissa para as reclamações dos paulistanos, mas o que de fato afirma essa lentidão é a mudança de cultura e de mentalidade quanto à essa questão.

Do dia 17 ao dia 22 de setembro, ocorrem nas grandes cidades a Semana da Mobilidade Urbana, onde o assunto é amplamente discutido e algumas propostas e atividades são elaboradas para chamar a atenção para essa questão tão importante, que afeta diretamente, não só o deslocamento diário, mas principalmente a qualidade de vida.

Hoje foi divulgado nos principais canais e veículos de informação a pesquisa anual realizada pelo IBOPE com parceria da Rede Nossa São Paulo, sobre a mobilidade urbana, preparada especialmente para o seu lançamento próximo ao Dia Mundial sem Carro, outra atividade global que visa discutir as alternativas de transporte nos grandes centros urbanos. A pesquisa enfatiza, esse ano, que quase 80% dos entrevistados deixariam de utilizar o carro se houvesse uma oferta de transporte maior e melhor distribuída pela cidade. Dos entrevistados, 13% afirmam que não abririam mão do carro em nenhuma situação.

Bom... isso já diz muita coisa...

Interpretar os dados da pesquisa podem levar a diferentes resultados, mas o princípio da informação é extremamente consistente em afirmar que o carro particular não é a melhor alternativa para o deslocamento diário, seja no âmbito do custo relacionado, quanto na escolha do mesmo. 

Isso mostra o quanto estamos indo na contramão da ideologia de uma Mobilidade Urbana Sustentável e de Qualidade.

Outro dado interessante é o tempo desperdiçado no deslocamento dos paulistanos, que representa uma média de 2 horas e 15 minutos por dia, ou seja, quase 11 horas por semana. De acordo com o Portal R7, em uma vida útil de 60 anos, isso representa quase 5 anos da vida de uma pessoa desperdiçados em deslocamentos diários.

5 anos é muita coisa, não!?

Infelizmente nenhuma proposta de inserção da bicicleta como alternativa de transporte das pessoas pela cidade não foi diretamente relacionada a essa pesquisa, mas é claro, foi quantificada. Infelizmente os ciclistas são uma minoria esmagadora nesse cenário.

É difícil de acreditar que a solução mais benéfica e de baixo custo não está sendo ativamente considerada, mas é satisfatório saber que ao menos não está descartada por muita gente.

Hoje cruzei com muitos ciclistas, o que me alegra, e por todos nós, peço um pouco mais de consideração e de respeito, um pouco mais de consideração com outras vidas que apenas utilizam um meio de transporte alternativo.

Vale a pena ler a pesquisa e refletir sobre o assunto!!! Segue o link:

http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/arquivos/apresentacao-pesquisa-mobilidade-urbana-2013.pdf

Notas e informações


Tenho que admitir que o para-lama das bicicletas de empréstimo, nos dias de chuva, faz MUITA diferença! 

Fotos





Nenhum comentário:

Postar um comentário