A verdade é que fazer um caminho diferente todo dia, ou pelo
menos algumas vezes por semana ajuda no desempenho e na motivação!
Quando compromissos surgem, não significa que não é possível
pedalar. As bicicletas do projeto mobilicidade, do Itaú, são uma “mão na roda”
para ligar um lugar a outro, seja um trecho curto ou longo. A ideia é desafogar
o trânsito, a superlotação do transporte público e aliviar o stress, afinal,
porque pegar o carro ou o transporte publico para ir a um evento, uma reunião
ou a um compromisso que está logo ali próximo se eu posso alugar uma bicicleta
e me locomover com a metade do tempo e sem preocupação? É possível ir até bem
arrumado! Não dá nem tempo de transpirar! E isso serve não só quando os
compromissos surgem e atrapalham a sua programação de ir de bike ao trabalho,
serve também para variar o trajeto diário, integrando o transporte público e a
bicicleta por uma mobilidade urbana de qualidade.
A conexão da linha amarela do metrô com a linha esmeralda da
CPTM em São Paulo trouxe opções de locomoção para muita gente e não é a toa que
acresceu 1.7 milhões de usuários no sistema de linhas férreas metropolitano. O
problema é conseguir entrar no trem nos horários de pico!
Em conversa com um grande brother de pedaladas, um assunto
muito interessante veio à tona e vale a pena compartilhar e refletir. De fato,
todo e qualquer tipo de meio de transporte quando se torna obrigatório, fica chato.
Se o fato de de ir de bike ao trabalho se tornar uma imposição diária, o prazer
de pedalar se perderá com o tempo, e com ele, a motivação.
Por essa razão, pedalar deve ser sim, um meio de transporte,
mas deve ser encarado como uma alternativa para a mobilidade urbana, e não uma
obrigação. Deve ser encarada como um momento de lazer, de fuga das complicações
urbanas. Escolher rotas diferentes e integrar a utilização com o transporte
público, são maneiras de diferenciar o trajeto, e, consequentemente, de criar
novas rotinas. Por exemplo, rotas alternativas onde a paisagem é o diferencial,
são uma maneira de alegrar um dia difícil, rotas com poucas ladeiras, para os
dias de cansaço, rotas rápidas para cumprir com as obrigações, e rotas de integração.
A posse de diferentes trajetos, na minha opinião, é uma
estratégia de motivação para a continuidade do projeto, porque pedalar, acima
de tudo, é um estilo de vida.
Notas e Informações Importantes:
Para o projeto, considerar público alvo que já opta por interlacar dias de transporte alternativo, individual e público. Aquele que entende as motivações e conhece os benefícios. Por conta dos dois dias utilizando um trajeto mesclado entre transporte público e bicicletas alugadas, ficou evidente que o desempenho da bicicleta é importante, até mesmo para que não haja esforço desnecessário, que desmotive o usuário.
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